quinta-feira, 14 de novembro de 2013

ADORAÇÃO AO CORDEIRO MÍSTICO (Quadro de Jan van Eyck, 1432), representação artística da LITURGIA CELESTE



"Eu vi no meio do trono, dos quatro Animais e no meio dos Anciãos um Cordeiro de pé, como que imolado. Tinha ele sete chifres e sete olhos (que são os sete Espíritos de Deus, enviados por toda a terra). Veio e recebeu o livro da mão direita do que se assentava no trono. Quando recebeu o livro, os quatro Animais e os vinte e quatro Anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um uma cítara e taças de ouro cheias de perfume (que são as orações dos santos). Cantavam um cântico novo, dizendo: 'Tu és digno de receber o livro e abrir-lhe os selos, porque foste imolado e regastaste para Deus, ao preço de teu sangue, homens de toda tribo, língua, povo e raça; e deles fizestes para nosso Deus um reino de sacerdotes, que reinam sobre a terra'.
Na minha visão ouvi também, ao redor do trono, dos Animais e dos Anciãos, a voz de muitos anjos, em número de miríades de miríades e de milhares de milhares, bradando em alta voz: 'Digno é o Cordeiro imolado de receber o poder, a riqueza, a sabedoria, a força, a glória, a honra e o louvor'. E todas as crituras que estão no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo que contêm, eu as ouvi clamar:
Àquele que se assenta no trono e ao Cordeiro, louvor, honra, glória e poder pelos séculos dos séculos'. E os quatro Animais diziam: 'Amém'. Os Anciãos prostravam-se e adoravam". (Apocalipse, 5, 6-14)


Nenhum comentário:

Postar um comentário